Vale da Trave- Resposta do Presidente da Junta de Freguesia aos protestos contra o mau estado da estrada


Durante a última reunião da Assembleia de Freguesia, que decorreu no dia 17 de Maio, em Alcanede, no período de ordem aberto ao público, elementos da população do Vale da Trave, confrontaram o Presidente da Junta de Freguesia, o Sr. Manuel Joaquim Vieira, com a questão da estrada que liga as Barreirinhas ao Cortiçal, que esclareceu: 

No respeita à falta de manutenção da estrada durante o período dos festejos do Vale da Trave, o Sr. Presidente referiu que a Junta de Freguesia procedeu ao corte das ervas nas vias públicas, não lhe competindo a manutenção/reparação da estrada.

Em relação à actuação diferenciada relativamente à manutenção da estrada entre a Junta de Freguesia da Abrã, que assegura a manutenção da estrada, e a Junta de Freguesia de Alcanede, que não assegura a manutenção da estrada, alegando que essa competência passou para a Câmara Municipal. O Sr. Presidente é da opinião que “não deve gastar dinheiro onde outros o estão a ganhar, no caso, a empresa J.J.R. & Filhos, S.A, uma vez que a CM Santarém celebrou um contrato de manutenção de várias estradas no concelho, por um período de 3 anos pelo valor de 1 000 000 €, onde está incluída a estrada do Vale da Trave”.

Quanto à questão do descrédito na informação dos representantes políticos das autarquias que prometendo a resolução do problema a curto prazo, não conseguem assegurar uma data, o Sr. Presidente esclareceu que “os trabalhos estão presos por um fio e que tem a informação de que os mesmos estão orçamentados em 160 000 € e que irão avançar na 3ª Feira, dia 1 de Junho, senão houver mais contratempos”.

A realização de trabalhos de manutenção contratualizados pela Câmara sem qualquer efeito, para além do gasto de dinheiro do erário público, o Sr. Presidente nada tem a dizer, além de que tem observado essas máquinas em outras estradas da freguesia a desenvolver trabalhos de manutenção.

Lembramos que o protesto consistiu numa “plantação de diversas espécies arbustivas autóctones” nos buracos da estrada, e que foi objecto de divulgação em vários orgãos de informação nacionais e regionais, que pode ver aqui:



Comentários

Mensagens populares