Vale da Trave e Casal d'Além indignados com a degradação da estrada principal

As populações do Vale da Trave e Casal de Além estão indignadas com o estado dos acessos que servem estes dois lugares. Para piorar a situação a forma irresponsável como a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal estão a gerir a situação tem contribuído para levar ao descrédito de toda a informação prestada por estas entidades, o que tem gerado um verdadeiro clima de desconfiança e mal-estar.



A estrada atravessa estes lugares e faz a ligação ao Cortiçal e às Barreirinhas. Nos últimos anos tem-se verificado um aumento do tráfego de pesados nesta via, em virtude do escoamento da produção de muitas das empresas desta região estar a ser canalizada para o entreposto nos Riachos. Por outro lado, esta via tem sido muito utilizada como alternativa à ER 361 o que originou a sua degradação até a um limite nunca antes visto. O pavimento é velho e é inadequado para este tipo de tráfego.

A informação prestada pela Junta de freguesia é de que a responsabilidade da sua manutenção passou para o domínio da Câmara Municipal em virtude de esta via ter sido reclassificada. A informação da Câmara Municipal é de que a situação irá ser resolvida a muito breve prazo, sendo intenção da autarquia proceder à sua repavimentação, de acordo com a informação prestada pelo Sr. Vereador Ricardo Gonçalves ao presidente da Mesa da Assembleia de Compartes do Baldio do Vale da Trave, aquando da sua visita a este lugar no período dos festejos, entre 16 a 18 de Abril de 2010.

A verdade é que nos 18 anos de vida desta estrada, que foi construída pelo povo, nunca as crateras foram tantas e duraram tanto tempo. Até este ano, nunca os festejos do Vale da Trave se realizaram sem que a manutenção da estrada não tivesse sido feita.

Enfim, para finalizar, no início desta semana, dia 10 e 11 de Maio, vieram 4 máquinas para a estrada, pressupostamente para dar início aos trabalhos, mas, ao fim e ao cabo, acabaram por varrer a estrada e os buracos, e deixar as bermas num estado lastimoso com inúmeras pedras soltas levantadas. Depois foram-se embora sem que a parte da estrada que liga o Vale da Trave às Barreirinhas tivesse sido sequer “varrida”.

A população está indignada, não compreende porque é que a Junta de freguesia não tapa os buracos à semelhança do que é feito na parte da estrada que se localiza na freguesia da Abrã (sempre é melhor que nada). Não compreende que contratos são estes que a Câmara possui com as empresas que pressupostamente deveriam efectuar a manutenção das estradas do Concelho e aquilo que se verifica é apenas um esbanjar de dinheiro público.


A população está simplesmente indignada com a leviandade e a irresponsabilidade com que este assunto está a ser tratado pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal. PONTO.

Comentários

Mensagens populares