Baldio do Vale da Trave - Fauna

Na fauna estão referenciadas nesta região cerca de 215 espécies de vertebrados terrestres.

ANFÍBIOS
Apesar da carência de água à superfície, a existência de fenómenos de origem cársica (nascentes) e algumas formas tradicionais de armazenamento das águas pluviais permitem a ocorrência de 12 espécies de anfíbios.


                                                                     foto tirada daqui
RÉPTEIS
Quanto aos répteis, estão inventariadas 18 espécies, com algum destaque para as cobras.

AVES
As aves são a classe de vertebrados mais bem representada na área, com cerca de 143 espécies já inventariadas, das quais 95 são nidificantes. Destas destacam-se as espécies raras a nível nacional, como a Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax), que nidifica em algares, a águia de Bonelli (Hiaaraetus fasciatus), o bufo-real (Bubo bubo), e o melroazuI (Monticola solitarius), que utilizam as escarpas para nidificar.


                                                                   foto tirada daqui

MAMÍFEROS
Quanto aos mamíferos, estes estão representados por 42 espécies, sendo os quirópteros as espécies com maior relevância em termos de conservação a nível nacional, com 18 espécies morcegos assinaladas, com particular interesse para as espécies cavernícolas. Destacam-se ainda uma série de pequenos carnívoros como a Raposa (Vulpes vulpes), o Texugo (Meles meles), a Doninha (Mustela nivalis), o Toirão (Mustela putorius), a Gineta (Genetta genetta), o Sacarrabos (Herpestes ichneumnon) e o Gato-bravo (Felis silvestris)que aqui são relativamente comuns.



INVERTEBRADOS
Ainda mal estudados estão os invertebrados da região, principalmente as formas cavernícolas, podendo existir aqui algumas espécies endémicas de oligoquetas e crustáceos.




Comentários

Mensagens populares