II Jornadas do Baldio do Vale da Trave

No âmbito das comemorações do 8.º aniversário da constituição da Assembleia de Compartes o Conselho Directivo promove as II Jornadas do Baldio do Vale da Trave denominadas “A propriedade Comunitária no Século XXI”, que contarão com a presença da população, representantes da administração central e local, bem como a Federação Nacional de Baldios – BALADI e outras organizações e particulares directamente relacionadas/interessados com a temática dos baldios.

O programa contempla durante o período da manhã, um roteiro pelos terrenos baldios administrados pela Assembleia de Compartes, em percurso de autocarro que incluí uma ida à Gruta do Algar do Pena e a observação de várias intervenções no domínio da silvicultura e defesa da floresta contra incêndios, bem como os trabalhos efectuados na recuperação de pedreiras de pedra de calçada entre outras. Está ainda previsto descerrar uma placa comemorativa no parque de merendas da cruz do Valdemar, outra nas obras de requalificação da lagoa do Vale da Trave e ainda outra no pinhal do baldio ao cabeço da lapa.

As jornadas, prosseguem com uma reflexão e debate, sendo evidenciado, no primeiro painel, casos práticos de administração de terrenos baldios. O segundo painel está reservado para a discussão sobre o futuro da propriedade comunitária no século XXI. O programa prevê a intervenção de vários oradores, entre os quais, o deputado Nuno Serra defensor do projecto de lei do PSD/CDS para o regime jurídico dos Baldios.
As jornadas encerram com a apresentação da Associação para Cooperação de Baldios do Ribatejo e da Estremadura - ACEBRE.



Comentários

Mensagens populares