Movimento cívico portal Alcanede agradece o serviço prestado pelo centro de saúde à população e organiza visita aos funcionários

Comunicado do Movimento Cívico do Portal de Alcanede:


No percurso do Centro de Saúde de Alcanede sempre se conheceram algumas contrariedades que originaram períodos conturbados no seu funcionamento. A construção do novo edifício veio colmatar parte dos problemas, dotando esta infraestrutura de meios materiais adequados.

Apesar das contrariedades, os porta-vozes do Movimento Cívico Portal de Alcanede consideram preponderante o papel que o Centro de Saúde local tem desenvolvido no serviço prestado à população e reconhecemos esforço e a dedicação dos profissionais ao conseguirem manter qualidade no serviço de atendimento aos utentes, num contexto em que o país atravessa grandes dificuldades financeiras - “há que ter uma atitude construtiva e reconhecer os aspetos positivos que têm sido desenvolvidos em prol do utente. As dificuldades superam-se melhor com equipas motivadas”, afirmou Luís Ferreira.

Nesse sentido, o movimento organizou uma ação de agradecimento e reconhecimento público, para os dirigentes, funcionários daquela instituição e outros profissionais de saúde, que se realizou no domingo, dia 15 de Abril, onde participaram 19 adultos e 4 crianças. A ação contou com o apoio da Assembleia de Compartes do Baldio do Vale da Trave, que proporcionou um percurso guiado ao “Vale da Trave – terra das ervanárias”e uma visita ao Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta do Algar do Pena, do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que também apoiou a iniciativa.

A visita decorreu num ambiente muito informal, de plena confraternização e espirito aberto a novas aprendizagens, onde não faltaram as fotografias, os discursos de agradecimento e as mensagens dos ausentes, que não podendo estar presentes, manifestaram o seu total agradecimento e congratulação com ainiciativa, como foi o caso do Dr. Carlos Ferreira, diretor executivo do agrupamento de centros de saúde lezíriaI – Ribatejo (ACES Ribatejo).

Os porta-vozes do movimento cívico, Luís Ferreira e Paulo Coelho, consideraram o balanço da ação muito positivo: ”esta iniciativa permitiu dar a conhecer aos diferentes atores do Centro de Saúde de Alcanede uma nova visão sobre a qualidadede vida que a freguesia de Alcanede oferece, pela diversidade do Património Natural e Cultural existente, que era desconhecido da maioria dos participantes”. Por outro lado, “foram evidenciadas outras valências que o centro de saúde pode ter na comunidade, que reforça a sua importância para Alcanede”.

O movimento cívico salientou ainda “os aspetos da sensibilização e da prevenção dos cuidados de saúde, onde os utentes podem desempenhar um papel mais pró-ativo, de forma a estabelecer uma relação de maior proximidade entre o utente e os profissionaisde saúde”.

Luís Ferreira e Paulo Coelho aproveitaram ainda o momento de confraternização para dizerem que, “com esta iniciativa, foram criadas as condições para o surgimento de sinergias, que antes se encontravam latentes, pelo que manifestamos todo o interesse em colaborar com a Dr.ª Ruth Lopes (médica do Centro de Saúde deAlcanede) num projeto de saúde que classificamos como inovador. Como primeiro desafio, temos pela frente conseguir ajudar a constituir uma equipa de profissionais de saúde estável, faltando dois médicos para esse efeito, o que não impede de se seguir em frente com o projeto”.

Os porta-vozes do Movimento Cívico Portal de Alcanede

Comentários

Mensagens populares