Incêndio em Vale da Trave colocou população em sobressalto

 A população do Vale da Trave viveu mais um dia de sobressalto com um incêndio às portas da povoação. As pessoas saíram à rua apreensivas perante o evoluir do incêndio florestal, que deflagrou a meio da tarde de segunda-feira, dia 25 de Julho, junto à estrada que faz a ligação entre Vale da Trave e as Barreirinhas, próximo do Vale da Sola.

O vento moderado que se fez sentir empurrou o incêndio para Sul, consumindo matos e pinhal, e, não fosse a pronta intervenção dos bombeiros e o auxílio do meio aéreo da Proteção Civil, haveria a possibilidade do fogo se estender para uma área de encosta, de difícil acesso, em direção à povoação de Alqueidão do Mato.

Nas operações no terreno estiveram envolvidos elementos de várias corporações de bombeiros: Alcanede, Alcanena, Minde, Torres Novas, Pernes, Santarém, Porto de Mós, entre outras, apoiadas por várias equipas de sapadores florestais.

O incêndio acabou por ser extinto em poucas horas, revelando-se a lagoa do Vale da Trave, mais uma vez, como um importante e estratégico ponto de água no apoio aos meios aéreos.

Os bons acessos que permitiram a intervenção de todo o tipo de veículo de combate, foram igualmente fundamentais, algo que, segundo o Conselho Diretivo do Vale da Trave, “mostra que o investimento deste ano realizado na limpeza, beneficiação e alargamento de caminhos florestais está revelar-se muito positivo”.



fonte: www.portalalcanede.com

Comentários

Mensagens populares